PALESTRANTES DE J até R

(Lista inicial - acompanhe por aqui a entrada de novos palestrantes e facilitadores )

A Longev Week só foi possível acontecer porque está contando com o apoio, dedicação e participação de profissionais reconhecidos e comprometidos com uma sociedade mais saudável e melhor.

Veja abaixo algumas destas pessoas e profissionais que contribuirão com seus conhecimentos e experiência para enriquecer e abrilhantar este evento, e que com certeza farão a diferença para uma vida mais saudável, melhor e mais feliz.

José Maria Santarem

Médico fisiatra e reumatologista

Doutor em medicina pela USP

Coordenador de pós-graduação na EEP-HC-FMUSP

Diretor do Instituto Biodelta


José Roberto Bueno

José Bueno combina as linguagens da Arquitetura e do Aikidô para oferecer experiências práticas e simbólicas que nos relembrem o que é realmente importante para o viver e o conviver nos dias de hoje.

É o que tem feito na iniciativa Rios e Ruas que desde 2010 promove e estimula múltiplas ações para milhões de pessoas descobrirem, verem e desejarem nossos rios limpos e livres novamente – e à frente do projeto "5070" que estimula um novo paradigma para o amadurecimento a partir de encontros que exploram de modo leve, simples e divertido o potencial criativo do território entre os 50 e 70 anos de vida.

Em todas suas ações ele vive seu mantra preferido: sonhar grande, fazer pequeno e começar logo. Inspirado pela cultura do Aikidô, José Bueno adora desafios que o provocam a "transformar o impossível em possível, o possível em fácil e o fácil em elegante".  


Leonel Takada

Médico assistente da Divisão de Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas da FMUSP.  Membro do Grupos de Neurologia Cognitiva e do Comportamento (GNCC). Doutorando do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP. Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia. 


Leslie Carolina Pizzarro

Leslie é imigrante chilena. Fonoaudióloga e terapeuta. Acredita que a Hortoterapia promove curas físicas e psicológicas. Também planta árvores voluntariamente em São Paulo. 


Lilian Schiavo

Lilian Schiavo é arquiteta, administradora hospitalar e engenheira de segurança. Presidente Nacional da OBME - Organização Brasileira de Mulheres Empresárias e membro do Conselho Consultivo do IBREI-Instituto Brasileiro de Relações Empresarias Institucionais.

Lilian é Embaixadora da Paz pela UPF - Universal Peace Federation e Membro do Asian Ladies Club. Voluntária em diversas ONGs, Lilian é uma ativista em tempo integral.


Lilian Shibata

Lilian Shibata é Mestre em Psicologia Sistêmica pela PUCSP. Coach pelo ICC (Integral Coaching Canada e Certificação I em Liderança Integral para Sustentabilidade (Integral Sustainability Center). Sócia fundadora da AQAL. Trabalha com empresários e executivos em projetos de vida, carreira e pós carreira e propósitos de vida. Atua em parceria com ANGATUIDH. 

Desenvolveu carreira clínica e em consultoria, em projetos de saúde e desenvolvimento de pessoas, na facilitação de conversas societárias e na construção e implementação de processos para um efetivo funcionamento dos diferentes fóruns de governança, além de coaching individual e de grupos.

Foi sócia /consultora na Bernhoeft, em todos os projetos que compõe o planejamento sucessório e continuidade dos negócios. Foi responsável pela área de pós-carreira, coordenou o desenvolvimento de projetos para fundadores, empresários e executivos de empresas de controle familiar e multinacionais.

Autora de artigos sobre Empresas Familiares, Longevidade. Palestrou em Empresas e em Congressos sobre o Impacto do Envelhecimento do Setor Empresarial. Atuou como Professora convidada da FAAP no tema EF.

Idealizadora do VIVER XXI, que propõe modelos de moradia no complexo e incerto cenário deste século. Atualmente é Vice-Presidente do Instituto Integral Brasil (IIB), cujo propósito é ampliação de consciência nos âmbitos da gestão, negócios e saúde.


Luiz Edmundo Prestes Rosa

Luiz Rosa é diretor de Desenvolvimento de Pessoas e do Núcleo da Saúde Corporativa da ABRH-Brasil - Associação Brasileira de Recursos Humanos.

Luiz é psicólogo e Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP e com especialização em Administração de Empresas pelo IMD, Suíça e pelo Insead, França e em Gestão Estratégica pela Universidade do Texas, Estados Unidos.


Luiz Moraes

Luiz Moraes é pedagogo, mestre em administração de empresas e sócio e diretor executivo da Plataforma Supera Online na Rede de Escolas Método Supera Ginástica para o Cérebro.

A Supera Online é uma plataforma de exercícios digitais para o cérebro, baseada no Método Supera no Brasil e desenvolvida em parceria com a Scientific Brain Training, empresa francesa especializada em neurociência e desenvolvimento humano com sede em Lyon, Ásia e Estados Unidos.


Karina Gentile

Sou gastrônoma formada, cozinheira, professora, casada e mãe de uma menina de 12 anos. Apaixonada por comida, história da gastronomia, cultivos orgânicos e sustentáveis e cozinha brasileira. Anteriormente, enquanto trabalhava como designer em redações de grandes revistas, percebi ao longo dos anos que minha vontade de trabalhar com comida era mais importante que eu imaginava. Em um ponto maduro da minha trajetória profissional decidi que a gastronomia deveria se transformar na minha atividade principal.

Em 2016 meu caminho na gastronomia ficou ainda mais claro. Ensinar. Então resolvi me especializar ainda mais e ingressei, em 2017, na faculdade de gastronomia para me preparar melhor para a docência na área. Desde então já ministrei workshops de Quiches e também alguns cursos livres, tanto de Tortas e Quiches quanto de Cozinha Italiana: Massas e Molhos e Cozinha Quente e Seus Acompanhamentos. Fui estagiária no Instituto Brasil a Gosto, desde a produção até a participação na realização de eventos.

Em 2014 idealizei, montei e coordenei a Depois de Paris, uma microempresa que produzia semanalmente, e sob encomenda, quiches, tortas, brownies e cheesecakes, com o viés do uso de produtos orgânicos, frescos e de boa procedência. Minhas funções abrangiam todo o processo: planejamento, elaboração e aperfeiçoamento das receitas, relacionamento com fornecedores, compras, produção, embalagem, entrega e relacionamento com clientes. Como designer, até de 2014, trabalhei por um longo período na Editora Abril, primeiro na revista Contigo! e, nos últimos 9 anos, na revista EXAME, ocupando o cargo de gestora como editora de arte.


Maísa Ikeda

Maísa Ikeda iniciou dançando Street Dance – Hip Hop em meados dos anos 90.

Após cerca de 15 anos nesta modalidade, iniciou na Cia Ishtar Bellydance (Dança do Ventre).

Em 2011 conheceu os Ritmos Latinos: Salsa, Merengue, Cumbia e Reggaeton, e outros Ritmos Internacionais.

É instrutora licenciada junto à Zumba® desde 2012, e vem ministrando aulas de Zumba® Dance, Zumba Gold®, e Zumba® Kids em diversos locais na cidade de SP e região.

As aulas de Zumba Gold® são a opção ideal para iniciantes, convalescentes, melhor idade, e necessidades especiais. São momentos de diversão, e todos podem participar!

Zumba Gold® é uma das modalidades ministradas na Cia Terra Academia de Dança, em São Paulo, no Paraíso.


Malu Frigerio

Malu Frigerio é docente do departamento de Prótese da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.

Coordenadora do Programa Envelhecer Sorrindo. Presidente da Comissão de Internacionalização da FOUSP. Presidente da Associação dos Funcionários da FOUSP. Diretora presidente da OSCIP Envelhecer Sorrindo.

Tem pós doutorado pela Universidade do Texas, em Houston.

Clique aqui e veja a apresentação de Malu Frigerio na Longev Week


Mara Cynthia Martins Do Valle

Psicóloga desde 1984. Alquimista Avançada dos Florais Joel Aleixo desde 1993.

Consteladora Sistêmica desde 2008. Instrutora e Palestrante da Escola de Alquimia desde 2010.


Marcia Kubrusly

Márcia Saldanha Kubrusly é farmacêutica-bioquímica. Mestre e Doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Trabalha no Hospital das Clínicas desde 1987 no Departamento de Gastroenterologia do HC-FMUSP (Transplante de Fígado). É responsável pelo Setor de Biologia Molecular do Laboratório de Cirurgia Experimental -LIM/37 da FMUSP. Desde 2013, é voluntária da Horta da FMUSP, colaborando em todas as atividades de manutenção da horta, assim como nos eventos científicos e de extensão relacionados à horta.

Clique aqui e assista à entrevista com Marcia Kubrusly


Márcio Araújo

Márcio Araújo é engenheiro civil e ator. Fez seu treinamento na Técnica Alexander em Buenos Aires, na Escuela de la Técnica Alexander e em Londres, no Alexander Technique Studio. Após conhecer a Técnica Alexander na escola onde se formou como ator Márcio percebeu todas as possibilidades que a técnica oferecia. O aprendizado da técnica, que aí começou, se desenvolveu e se ampliou, para a utilização para um novo modo de vida.


Marco Lopes

Marco Lopes é formado em Educação Física pela OSEC/UNISA – 1997. Também formado em Fisioterapia pela Universidade Unip – 2003. Tem curso de Especialização em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido no envelhecimento pelo Serviço de Geriatria da FMUSP- 2009.

É especialista em Gerontologia pelo Centro Universitário São Camilo – 2013
Curso internacional em Trigger Point e Liberação Miofascial pelo instituto PHYSION -2013 Curso de Avaliação Física e Funcional para idosos pelo Instituto Biodelta – 2014 Prescrição de Exercícios Aeróbicos para Composição Corporal, Sistema Cardiovascular, Exercícios Resistidos e de Flexibilidade para o Idoso CELAFISCS – 2014 Coach formado pela Sociedade Brasileira de Coaching - 2015
Curso de Extensão em Gerontologia (Universidade de Coimbra - Portugal) - 2016
Curso Básico e Avançado em Treinamento Cognitivo pela ABG – 2017
Curso Economia da Longevidade pelo Centro de Estudo da Economia da Longevidade - 2018


Margareth Cardoso

Margareth é psicóloga clínica , terapeuta EMDR com formação reconhecida pelo EMDR Institute – EUA e com formação em Brainspotting nível I.

Margareth é pós graduada em Comunicação Corporativa pela ESPM SP, com MBA em Gestão em RH pela PUC-RJ.

Em paralelo à carreira clínica, desenvolveu sólida carreira como líder de Recursos Humanos na América Latina. Atualmente está concluindo a Formação em Coaching Ontológico pela Newfield Network – Chile.


Margareth Martins Miranda

Margareth Martins Miranda, Maga, é facilitadora de práticas para Gestão do Estresse. Trabalhou durante 7 anos em ambientes de alta pressão na área de enfermagem/UTI. É professora de Yoga, formada em Educação Física, com pós graduação em Jogos Cooperativos e Biopsicologia.


Mari Kanegae

Mari Kanegae é professora de origami e kirie da Aliança Cultural Brasil-Japão desde 1985. Tem 3 livros publicados: “Brincando com Papel”, em co-autoria com Alice Haga, “Origami, Arte e Técnica da Dobradura de Papel” , em co-autoria com Paulo Imamura e é organizadora do livro “A Arte dos Mestres de Origami”, publicados pela ACBJ. Mari é também voluntária da AADA (Associação de Apoio à Dermatite Atópica) onde utiliza o origami para fins terapêuticos em pacientes e seus familiares.


Maria Aparecida Pinto (Cidinha)

Maria Aparecida ( Cidinha ) é psicóloga., pós-graduada em recursos humanos e pós graduada em História da África e do Negro no Brasil. Terapeuta Holísticas, foi Coordenadora do CRM – Centro de Referência da Mulher – 25 de Março, Mediadora Criminal e Conciliadora Civil pelo MP- Ministério Público de São Paulo, Conciliadora Civil e Criminal, pelo Tribunal de Justiça de São Paulo atuando no CEJUSC, Diretora Social da Associação Sarau Paulistano inclusão pela arte, cultura, literatura e esporte.

Cidinha foi Consultora da Comissão de Igualdade Racial – OAB-SP, Consultora da Coordenadoria de Ação Social – OAB-SP, Promotora Legal Popular – IBCCRIM, Agente Bem Querer Mulher – IBCCRIM, Diretora Consultiva do Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial – Inspir, Diretora da Federação de Mulheres Paulistas- FMP , Conselheira do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra – CPDCN, Conselheira do Conselho Participativo Municipal - Prefeitura São Paulo – COM, Diretora do STIEESP - Sindicalista – Setor Elétrico.

Cidinha foi Secretaria da Promoção da Igualdade da Confederação Geral de Trabalhadores – CGT, membro da Comissão Tripartite de Gênero e Raça do Ministério do Trabalho – GRPE, membro da Comissão do Negro e Assuntos Anti Discriminatórios da OAB SP- CONADE, membro da sub Comissão de Intercambio com Entidades de Gênero e Movimento Negro, membro do Comitê Regional de Mulheres para América Latina e Caribe, membro do Comitê de Energético da Federação Internacional de Sindicatos de Trabalhadores de Química. Energia, Minas e Indústrias Diversas, membro do Comitê de Coordenação das Centrais Sindicais – CCCS para a Erradicação do Trabalho Escravo e Infantil.
Secretaria Fundadora do Congresso Nacional Afro Brasileiro- CNAB


Maria Eugenia Cerqueira

Ultramaratonista, escritora e apresentadora de televisão. Maria Eugenia Cerqueira é formada em direito pela PUC RJ, Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes, Filosofia pela Faculdade do Rio de Janeiro, e trabalhou como auditora fiscal da Receita Federal por muitos anos.

Tem 2 filhos, 3 netos e hoje mora com seus pets: 5 cachorros, um jabuti, 3 pássaros e Gipsy, uma linda porca com mais de 195 quilos. Ex-fumante inveterada, agora frequenta os pódios de maratonas mundo afora. Seu charme, alegria e entusiasmo testemunham a vibração do “novo-idoso”.


Maria Libia Maceno

Maria Libia tem três filhos maravilhosos e uma legião de amigos, incluindo os dois ex maridos.
Graduada em Administração de Empresas (FEA-USP), com especialização em Marketing Financeiro (ESPM-SP e Columbia University - EUA), Maria Libia atuou por mais de 30 anos em multinacionais do Mercado Financeiro, sempre nas áreas Comercial e de Marketing.

Em 2010, a partir da convivência e cuidados diários com sua mãe (então com 90 anos),Libia “descobriu" o mundo de oportunidades e desafios do ENVELHECIMENTO. Em parceria com uma amiga psicóloga que vivia a mesma situação, criaram a página "Cuidador Afetivo" para apoio ao cuidador familiar, para pessoas como ela, sem formação na área, e que desenvolvem os conflitantes papéis de profissional, mãe, esposa/namorada e cuidador de pai/mãe idosos e dependentes física, emocional e , muitas vezes, financeiramente.

A partir de uma boa experiência como Consultora para Pequenas Empresas no interior de SP, em 2013, Libia passou a focar sua atuação em consultoria de marketing para os "NEGÓCIOS PARA O NOVO IDOSO" – assessorando pequenas empresas e empresários em negócios para e com idosos, nas áreas de pesquisa de mercado e desenvolvimentos de mercados, produtos e serviços dedicados a esse público.

Mariana Schamas

Sou cinesiologista e massagista focada no alívio da dor. Tenho especialização em reabilitação cardiopulmonar, nutrição e exercício. Sou formada em cinesiologia, exercício e nutrição pela Califórnia State University em Hayward. Graduei no Educating Hands Institute, na Flórida, faculdade especializada em massagem terapêutica e hidroterapia. Sou também pós-graduada em Dor pelo Hospital Sírio Libanês. Sou membro da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED). Membro da International Association for the Study of Pain (IASP), fui Idealizadora e Coordenadora da Caminhada Pare a Dor e Secretária do Comitê de Práticas Integrativas e Complementares da SBED.


Marina Sahade

Marina Sahade é médica oncologista do Hospital Sírio-Libanês.

Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e da American Society of Clinical Oncology.

Marina é também membro do Comitê Científico do Instituto Oncoguia.


Marisa Rowinski

Marisa Rowinski é Coach de Vida, Saúde e Bem-Estar formada pela Sociedade Brasileira de Coaching com diversas especializações. É também bióloga especializada em genética aplicada à neuropsiquiatria pelo Instituto do Coração de São Paulo e pelo Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Além de passar muitos anos dedicando-se à pesquisa científica na área acadêmica, desenvolveu importantes projetos sociais por ter o valor “contribuição” sempre muito forte em sua vida e, assim, desde muito nova, ainda adolescente, trabalhou como voluntária em algumas instituições como AACD e GRAACC e em casas de apoio a crianças e jovens vítimas de violência em São Paulo. Hoje, esse valor se expressa fortemente em seu trabalho como Coach, inspirando e desenvolvendo pessoas através do conhecimento do seu propósito, construção da visão de onde querem chegar e ação efetiva em direção a isso.

Em 2016 foi diagnosticada com um câncer raro, agressivo e pouquíssimo conhecido pela medicina. Atualmente curada, além dos treinamentos individuais e em grupo, conduz um trabalho social pioneiro no Brasil com pacientes em tratamento e pós tratamento de câncer nas grandes instituições de saúde.


Mary Porto

Mary Porto é artista plástica com formação em terapia artística, professora e escritora. Realizou várias exposições coletivas e individuais.

Além de ministrar cursos de aquarela, técnica em que se especializou, tem realizado viagens com pintura, workshops corporativos e palestras no país e no exterior.

É autora do livro "O Ciclo das Mandalas" (Ed. Antroposófica, 2009).


Mathias Wolff

Mathias Wolff é engenheiro, mediador e terapeuta. Engenheiro pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), Mathias foi engenheiro, empresário, consultor de empresas, por mais de 25 anos.

Mathias se capacitou em Mediação de Conflitos no Modelo Transformativo pelo Instituto Familiae. Fez treinamento em Mediação Corporativa com Ron Kelly.

Mathias tem formação em coaching, Terapia Familiar e Casal, e também atua na Justiça Restaurativa, mediando conflitos legais.
Mathias é docente do curso de Mediação de Conflitos do Instituto Mediativa - SP , de onde é coordenador geral.


Mauro Calliari

Mauro é administrador, mestre em urbanismo e pesquisador de espaços públicos e da caminhabilidade na FAU/USP.

Autor do blog Caminhadas Urbanas, no Estadão, Mauro faz longas caminhadas por São Paulo e acredita que andar é a maneira mais fundamental de experimentar a cidade.


Monica Perracini

Monica Perracini é fisioterapeuta pela USP, especialista em Gerontologia, doutora em Ciências da Reabilitação.

Monica é pioneira em Prevenção de Quedas no Brasil. Trouxe para o Brasil o dia Mundial de Prevenção de Quedas e liderou a campanha “Cair de Maduro é só para fruta"

Monica é também sócia-fundadora da Plug and Care.


Nathalie Calmont de Andrade Almeida

Psicóloga especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) e em Transtornos Alimentares e Obesidade pelo Centro de Estudos em Psicologia da Saúde (CEPSIC). Vivência na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e CAPS Itapeva. Atuação em ILPI e atendimento clínico.


Neuma de Fátima Barbosa de Oliveira

Psicóloga Clínica, Arte terapeuta e Pedagoga. Formação em Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa. Atuou por mais de 30 anos como professora da Rede Municipal de São Paulo, voluntária em vários projetos sociais com crianças, adolescentes e adultos em rodas de Terapia Comunitária.


Norma Tenenholz Grinberg

Norma Tenenholz Grinberg é artista plástica, um dos maiores destaques artísticos no trabalho em cerâmica no país.
Sua formação acadêmica inclui a Licenciatura em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), com Mestrado e Doutorado em Poéticas Visuais pela Universidade de São Paulo (USP), onde atualmente é docente da graduação e pós-graduação, no Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes (ECA-CAP-USP).Norma realizou a instalação Humanóides, no Museu de Arte Contemporânea, de São Paulo. E, como um desdobramento de sua pesquisa, no Doutorado, tomou o elemento Arco, já presente em Humanóides, e o aprofundou na tese Lugar com Arco, motivo pelo qual tem-se hoje uma obra de intervenção no espaço público da Universidade de São Paulo.

Sua carreira conta com prêmios e menções honrosas em eventos e exposições como o I Salão Paulista de Arte Contemporânea, XXVI Congresso Brasileiro de Cerâmica, e convites para conferências e exposições internacionais como o Festival International du Film Ceramique, em Montpellier, Le Printemps des Potiers, em Bandol – França; 47º Concorso Internazionale Della Ceramica D’Arte, Faenza, e Galleria D’arte Ítalo-Brasiliana, em Milano – Itália; Javits Convention Center, New York – U. S. A., Neue keramik aus Brasilien, Fundação Brasiléia, Basel – Suíça, entre outros. Há casos de eventos que abordam a cerâmica de um modo mais específico, como o Eleventh World Congress of Jewish Estudies, na Universidade Hebraica de Jerusalém, Israel, onde apresentou a conferência sobre “Creating Modern Jewish Art Objects in Brazil”.

Norma expõe seus trabalhos no Brasil e no exterior, fazendo parte de coleções particulares e de acervos de museus nacionais e internacionais, como:
Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo – SP.
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, São Paulo – SP.
Museu de Arte Contemporânea de Curitiba, Curitiba – PR.
Museu Alfredo Andersen, Curitiba – PR.
Embaixada de Israel em Brasília, Brasília – DF.
Fundação CAPES, Brasília – DF.
Museo Internazionale delle Ceramiche, Faenza – Itália.
GIFU Prefectural Tajimi Hospital, Tajimi-City – Japão.
Museu Nacional de Sevres, Paris – França
Recentemente, como artista residente convidada pela FLICAM (FuLe Intertantional Ceramic art Museums), Norma produziu a instalação Brazilian Pantanal, que hoje faz parte do do acervo do Museu Sino-Latino-Americano, em Fuping – Xi’na, China


Patricia Kok Geribello de Ferreira Cabral

Psicóloga, mestre em Gerontologia pela PUC/SP, com dissertação defendida em 2002, intitulada “Idosos reconstruindo-se com suas histórias”.
Trabalha com pessoas de idade avançada com dificuldades de mobilidade.
Coordenadora dos projetos da Oficina Memória Viva.


Paula Zilio

Paula F. L. Cordeiro Zilio é psicóloga clínica pela PUCSP, psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae e SBPW), especialista em Saúde Coletiva pela FMUSP) e graduada em Educação Física (UNISA).

Idealizadora do Projeto EnvelheSer - Reflexões sobre a Maturidade e Bem-Estar e do Ciclo de Rodas de Conversa sobre a Maturidade Feminina.


Paulo Bertolucci

Paulo Bertolucci é médico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Residência em Neurologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul Mestrado em Otoneurologia na Escola Paulista de Medicina Doutorado em Neurologia na Escola Paulista de Medicina Pós-doutorado na Universidade de Londres Paulo Berolucci é chefe do setor de Neurologia do Comportamento - UNIFESP É também Professor Titular de Neurologia – UNIFESP


Priscila Martos e Alexandre Palladium

Priscila Martos

Mãe de 3, empresária e mentora de mães empreendedoras.
Sua missão é ajudar o maior número de mães a serem protagonistas da sua vida, através de conteúdos e mentorias sobre produtividade, empreendedorismo e marketing digital.
Priscila une técnicas de coach, PNL, e marketing digital, trazendo um melhor desempenho na vida pessoal e profissional.

Alexandre Palladium

Alexandre é executivo em marketing de relacionamento e marketing digital, especialista em lançamentos de produtos, serviços e infoprodutos, responsável por vários lançamentos de 6 dígitos em 8 horas.
Apaixonado por marketing e tecnologia, formiu-se em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas na Fundação Santo André com pós graduação em marketing pela Oswaldo Cruz.
Ajuda empresários a otimizar seus resultados online, através das estratégias mais avançadas do marketing digital.


Raquel Arantes Cunha

Raquel é bacharel em Fisioterapia pelo UNINCOR, com especialização em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP.

Foi pesquisadora no Centro de Reabilitação Pulmonar – Unifesp/Lesf.

Atuou na REAB -UNIAR no Hospital Edmundo Vasconcelos.  Instrutora de Pilates desde outubro de 2006, tendo atuado de 2008 -2014 pela Sinfisio (empresa de fisioterapia dentro do Hospital Santa Catariana).

Atualmente dá aulas de Pilates em seu estúdio na Vila Mariana.


Raquel Pires

Raquel Pires é PHD em Neurociências – USP. Professora de Fisioterapia – USP, Raquel é especializada em Estimulação Cognitiva. Em sua vida Raquel tem sido uma cuidadora familiar há 18 anos.


Rex Thomas

Rex Thomas é terapeuta, jornalista internacional, escritor e filósofo. Fundador do Instituto Rex Thomas, da ONG Terapeutas Sem Fronteiras (Therapists Without Borders) e Encontro AMEH (Amigos do Espírito Humano).

Criador do Brasil pela Paz Mundial, um movimento da Humanity For World Peace. Criador das técnicas: Cosmologia Transpessoal, Nexus Program e Nexus Therapy, voltadas para a autor realização e o bem estar.

Autor do livro Arte de Ser e Viver.

Viaja o Brasil e o Mundo ministrando cursos, palestras e workshops, vivências e atividades voltadas ao despertar da paz interior, bem estar e evolução humana.


Ricardo Mituti

Ricardo Mituti é jornalista pela Universidade Metodista de São Paulo. Atuou nos veículos Jornal do Brás, diário Lance!, UOL, A Tribuna (Santos/SP) e Jornal Nippo-Brasil. Foi editor, diretor de conteúdo e diretor de negócios e atendimento do Grupo Intelligenza, à frente da Eleven Press Assessoria.

Como assessor de imprensa atendeu clientes como o treinador de futebol Paulo Roberto Falcão, Santos Futebol Clube, Sport Club Internacional, Esporte Clube Bahia, Clube Atlético Paranaense e a ONG Internacional Spirit of Football.

Assessorou a plataforma de financiamento coletivo Bookstart, especializada no mercado editorial e em projetos culturais, a editora Lago de Histórias, as escritoras Ana Marson e Mileine Vargas, o caçador de carros Felipe Carvalho, a agência Flex Interativa e a cervejaria artesanal Leuven, de Piracicaba, entre outros.

É coautor do livro “O Brasil do Sol Nascente – 100 Anos da Imigração Japonesa no Brasil” (Editora Biluma Cultural; 2009). Estreou como autor de ficção em julho de 2015, quando lançou “Histórias (Quase) Verídicas” (Bookstart), compilação bem-humorada de 18 contos de variedades que retratam situações e tipos bastante comuns do cotidiano. Em novembro de 2017, lançou o romance Órfãos de São Paulo (Consultor Editorial Publicações).

É o idealizador e apresentador do talk show lítero-cultural Epígrafes, programa que estreou na web em dezembro de 2016 com a proposta de debater temas existenciais, essenciais ou de interesse público com convidados e convidadas de áreas diversas, tendo sempre como pano de fundo uma frase extraída de um livro. É, também, o criador da série Epígrafes Pocket, produzida com exclusividade durante a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em 2018.

Sócio-proprietário da boutique de comunicação e conteúdo MTT Comunicação, é também coordenador da vivência Laboratório de Leitura, metodologia de leitura compartilhada, criada pelo Profº Pós-Dr. Dante Gallian, que objetiva promover a humanização dos participantes por meio de reflexões suscitadas nos livros.

Também atua como palestrante, redator, roteirista, produtor, editor, ghost writer, narrador de audiolivros, mediador de debates, mestre de cerimônias e consultor para assuntos do mercado editorial e livreiro.


Ricardo Nitrini

Ricardo Nitrini nasceu em 1947, em São Paulo, e graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em 1971. Na mesma instituição completou o programa de residência em Neurologia, obteve os graus de Mestre (1981), Doutor (1986) e Livre-Docente de Neurologia (1993).

Desde 2012 é Professor Titular de Neurologia da FMUSP e Chefe da Divisão de Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas. Sua principal área de pesquisa é em demências, incluindo epidemiologia, diagnóstico clínico, neuroimagem, patologia e tratamento. É diretor do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento, diretor do Centro de Referência para Distúrbios Cognitivos e membro da Diretoria do Laboratório de Fisiopatologia do Envelhecimento, todos ligados à FMUSP. É e fundador e editor-chefe do periódico Dementia & Neuropsychologia.

Supervisionou 22 estudantes de pós-graduação, dois pós-doutorados e é autor de 315 artigos em revistas indexadas no PubMed, 32 livros e 132 capítulos em livros. Seu índice H é 26, com 3282 citações (Web of Science).


Rita Duarte do Amaral

Pedagoga, especialista em Gerontologia-HSPM. Associada fundadora do OLHE - Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento.
Voluntária na Instituição de Longa Permanência "Lar Madre Regina" em Guarulhos desde 2002. Atendimento em Instituições de Longa Permanência para Idosos desenvolvendo atividades de estimulação de memória. Coordenadora e executora dos projetos da Oficina Memória Viva.


Rita Furtado

Rita Furtado é Reumatologista e Fisiatra pela UNIFESP- Escola Paulista de Medicina. Mestrado e Doutorado pela UNIFESP. Professora Afiliada da Disciplina de Reumatologia da UNIFESP. Especialização em Reumatologia Intervencionista pelo Hospital Cochin em Paris, França.


Roberta Queiroz Graumam

Médica especialista em Reumatologia com mestrado em Osteoporose e doenças Osteometabolicas pela UNIFESP/EPM.

 

Clique aqui para acessar a apresentação de Roberta na Longev Week



Rosa Hasan

Rosa Hasan é médica neurologista e especialista em medicina do sono. Coordenadora do Laboratório de Sono e do Ambulatório de Sono do Instituto de Psiquiatra do Hospital das Clínicas da FMUSP.


Rosana Gelernter

Massoterapeuta Clínica Integrativa, Rosana atua com massagem terapêutica há 24 anos, especializando-se em várias técnicas de cuidados integrativos em “bodywork”.

Idealizadora do primeiro “programa-referência” de massagem terapêutica em um hospital público para doenças infecciosas (I.I. Emílio Ribas), criado em 2004 e que existe até a presente data.

Professora de yoga massagem ayurvêdica, massoterapia adaptada ao ambiente hospitalar e massagem para leigos.

Especializou-se em massagem para idosos e pacientes mais frágeis, com câncer e outras patologias.

Pós-graduada em Saúde Integrativa, no Albert Einstein Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa.

INSCRIÇÕES GRATUITAS