O que cohousing não é ..

Cohousing não é um condomínio com um centro de convivência. Cohousing não é um empreendimento que você compra pronto e que dispöe de instalaçöes para uso comum. Cohousing não é um imóvel com serviços.

Mas então o que é o cohousing?

O cohousing é um conceito para se viver a vida numa pequena comunidade. Mas então se partilha tudo? Seria algo como reviver um conceito hippie? Algo como uma ecovila?

Não. O cohousing é um conceito moderno. Ele combina privacidade com comunidade. Onde se tem os dois em grandes doses. Do ponto de vista econômico ele se trata sim de propriedade, onde o membro de um cohousing possui um imóvel, e possui também uma fração ideal de uma estrutura comum, com a ressalva que seu imóvel não pode ser transferido para qualquer um.

Para se garantir a perpetuação da qualidade das relações entre os membros. Estas condições de transferência da propriedade são o previstas na convenção ou nos estatutos do cohousing.

O cohousing não é um imóvel ou una fração ideal que se compra de uma construtora.

Ele pressupõe, antes da engenharia civil, um conceito de engenharia humana.

É um conceito grassroots, que vem de baixo para cima. Começa com o desejo de um grupo de pessoas de viver como vizinhos, de se apoiarem mutuamente. A partir deste desejo o grupo vai se reunindo, definindo o que quer ter no seu cohousing, as regras da convivência, o status - modelo imobiliário, o lugar onde ele será implantado, o tamanho das unidades - casas ou apartamentos, o padrão da construção, a participação do grupo na gestão e "vida" do cohousing - pois mais do que moradia ele é um conceito de viver - quem poderá fazer parte, e por aí vai.

Normalmente um cohousing começa com um desejo de um pequeno grupo de pessoas, 4, 5, 6, e evolui para um grupo de, em média, 30 a 70 pessoas. Uma vila com 20 a 40 unidades - casas ou apartamentos.

A partir das resoluções do grupo, que são definidas depois de uma série de reuniões, é que normalmente se passa para a fase 2, a da busca do terreno. Para só depois se passar para a fase 3. Que é a da construção.

O processo todo deve levar alguns anos e uma boa quantidade de reuniões. Mas é justamente nestas reuniões que as pessoas vão se conhecendo, alivanhando expectativas e desejos com os perfis individuais, compatibilizando os diferentes interesses e exercitando a tomada de decisões em conjunto.

E é este processo dinâmico que vai construindo a comunidade. E é nesta obra de engenharia humana que reside o maior valor, o maior ativo do Cohousing. É na comunidade que estarão as sementes do florescimento e do sucesso deste viver em conjunto.

Isto exige uma certa dedicação de tempo individual para as reuniões. Mas é justamente aí que está a diferença entre um Cohousing e a compra de um apartamento num condomínio. Ela está na vontade de se fazer parte de uma real comunidade de vizinhos.

O próprio projeto deve ser conduzido e facilitado por um arquiteto bastante familiarizado com os conceitos do Cohousing. Pois um projeto de Cohousing pressupõe uma série de detalhes muito diferentes e que vão muito além de um condomínio. E que vão muito além de se ter uma área comum, um centro de convivência.

Da mesma forma que escolher uma carreira na vida pressupõe uma intensa dedicação e um gasto de energia para decidir algo fundamental para a auto realização e a própria felicidade no percurso da vida, a decisão de viver num Cohousing pressupõe uma disponibilidade de se encontrar diversas vezes com um grupo de pessoas para planejar os acordos para esta vida em comunidade. O co é muito importante. Aliás, chave para o sucesso e felicidade deste viver em comunidade.

A bibliografia inglês sobre Cohousing em inglês é rica e muito acessível.

Muitas pessoas tem o desejo manifesto de envelhecer com amigos. A jornada é desafiadora mas plenamente possível. E os resultados, caso o caminho seja bem planejado, podem ser uma das melhores coisas que uma pessoa pode fazer por si na vida.

Cohousing não é um condomínio com um centro de convivência. Cohousing não é um empreendimento que você compra pronto e que dispöe de instalaçöes para uso comum. Cohousing não é um imóvel com serviços.

INSCRIÇÕES GRATUITAS